quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Descomplicando o Minitab - RPP PRA Q - RESPONDE

Olá galera, tudo bem? Hoje decidi fazer mais um post sobre as perguntas que eu recebo e essa veio pelo e-mail do blog.... normalmente faço um post com várias dúvidas, mas esse também vou fazer apenas respondendo uma pergunta, pois creio que pode ser dúvida de várias outras pessoas.

O e-mail que eu recebi tinha mais uma pergunta, mas vou dividir as explicações, pois são assuntos diferentes.... (para a autora do e-mail, segura a ansiedade que eu vou te ajudar no outro também rs)

Bom, a primeira dúvida foi:

Como ela me disse anteriormente que utiliza o software Minitab, ficou fácil pra mim, pois é também o software que eu trabalho.



Mas antes de responder sua dúvida, vou seguir um conselho que aprendi entre ontem e hoje, nos dois dias de um curso em que eu participei:
"É necessário aprender conceitos. Sabendo conceitos, não importa em qual empresa você trabalha, você vai conseguir aplicar seus conhecimentos" (Juliana Dalla Pria....bons conselhos precisam ser compartilhados ;-) )

Então, o que é um gráfico de dispersão? 

São gráficos usados para comprovar relações entre uma variável e outra. Qual o efeito de uma quando a outra se altera? Qual a relação de causa e efeito entre as variáveis do meu estudo?

Por exemplo: Qual a relação entre o peso, a altura e a idade em uma população? Notou que tenho 3 variáveis? Se eu aumentar a idade, vai ocorrer uma influência na altura e no peso? 
Se a altura aumentar, o peso vai diminuir, independentemente da idade? 
Com um levantamento de dados sobre essa população, um dos estudos possíveis para entender a relação entre essas 3 variáveis seria o gráfico de dispersão.

Da mesma forma um processo produtivo..... qual relação existe entre a umidade, dureza e desintegração do produto? Será que teria uma relação? O gráfico de dispersão conseguiria demonstrar se uma variável interfere em outra. O grande X da questão é saber interpretar esses dados.

Vou deixar um exemplo bem citado em cursos de estatística, mas de fácil entendimento:

Em uma cidade do litoral, estava ocorrendo mortes por afogamento. Várias variáveis foram estudadas tentando encontrar uma relação que pudesse entender a causa e o efeito.
O estudo trouxe então uma relação entre sorvetes e mortes por afogamento...
Uow.... a variável é absurda não? Não invente de tomar picolé enquanto nada (risos)....
Mas fato é que a relação foi linear e positiva....

Porém, vamos pensar fora da caixinha..... o que aumenta o consumo de sorvetes? Vamos lá....

Calor!

Em uma praia, o que as pessoas fazem quando está muito calor? (exceto as que adoram torrar na areia....)

Normalmente as pessoas entram no mar.

Logo, se está mais calor, as pessoas entram mais no mar, vão mais para o fundo do mar e logo, aumentam os números de afogamentos. A relação entre as variáveis foi positiva, porém, chegar na causa raíz exigiu um maior tempo de estudo, pois o sorvete nada tinha diretamente com os afogamentos.
Poderíamos ter escolhido as variáveis número de afogamentos e temperatura, por exemplo.... chegaríamos na mesma conclusão de uma forma mais direta.

Por conceito, alguns exemplos de correlações mais comuns:


Beleza, mas como é que eu faço isso no Minitab?

Galera, usar o Minitab é simples.... o importante é entender por que você quer fazer isso na RPP.... O que você espera avaliar com o gráfico de dispersão? Em que parte do seu estudo você vai de fato aplicar esse gráfico?
Se você entendeu a teoria e no seu estudo isso fez total sentido..... para o Minitab, você pode fazer o seguinte:

Preencha suas variáveis na sua planilha (ou worksheet):

Em seguida, vá em Gráficos - Gráficos de Dispersão (ou Graph - Scatterplot):

Escolha o tipo de gráfico, no caso do exemplo, foi o "com regressão" (With Regression):
Escolha as variáveis, lembrando que o X é a variável dependente.... ou seja.... é a variável que depende de outra pra ocorrer.... no nosso caso... "mortes".... se está morrendo gente, é porque alguma coisa está levando a isso, logo, essa é a variável dependente.

Logo em seguida, clique em OK:

Pronto! Seu gráfico de dispersão está pronto. Existem outros modelos, por exemplo, para grupos de variáveis.... mas a ideia é a mesma.

Espero ter respondido sua dúvida! Do contrário, me escreva novamente.
Suas dúvidas e sugestões são essenciais para que esse blog continue trazendo um conteúdo diferenciado.

Grande abraço e não deixe de ler os posts anteriores!