segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Brincando com a Estatística 2 - E quando o Cpk é menor do que 1,0???

Olá pessoal! Estamos começando uma semana de muito trabalho e o primeiro dia já voou!!!
Estou aqui novamente para continuar o post sobre as dúvidas recebidas, mas antes quero agradecer pelos recadinhos recebidos sobre o blog nesses últimos dias!

 Isso me deixa muito animada!!!  Obrigada Eduardo, Tatiana, Michel, Débora e outros que eu já recebi e não postei.

Clique em cima da figura para ler!!!!!!





Bom, vamos para o assunto de hoje...... como prometi, vou continuar a dúvida que me enviaram semana passada (aliás, fico feliz que tenha gostado do post sobre Gráficos de Dispersão).

A segunda dúvida foi:


Eu ainda não fiz um post específico sobre capacidade ou capabilidade do processo, mas vou tentar esclarecer algumas coisas sobre isso....
Também é sua dúvida? Vamos entender juntos então!

A primeira coisa que precisamos ter em mente é que avaliar a capacidade de um processo é verificar o quanto aquele processo atende às suas especificações, ou seja, avaliar a variabilidade inerente ao processo em relação às suas especificações.... até aqui tudo certo?

Bom, dessa forma, temos 2 índices para avaliar: (Cp e Cpk e/ou Pp e Ppk)

Cp: Índice de capacidade potencial - leva em consideração a Dispersão do processo
Cpk: Índice de capacidade nominal - leva em consideração a Dispersão e a Centralização do processo.

Pp: Índice de desempenho potencial - leva em consideração a Dispersão do processo
Ppk: Índice de desempenho nominal - leva em consideração a Dispersão e a Centralização do processo.

Mas quando usar o Cp e Cpk e quando usar o Pp e o Ppk?? Temos que lembrar que o índice de capacidade (Cp) informa "o que o meu processo quer ser" ou seja, como ele poderá agir no futuro e o índice de desempenho ou performance (Pp) informa o que ele é, ou seja, como o processo agiu no passado ou está agindo no momento.

Confuso? Calma.... veja abaixo quando usar um e quando usar o outro:


 Bacana, então ainda temos duas coisas que preciso avaliar antes de testar a capacidade do meu processo.... a normalidade e a estabilidade, correto???


Exatamente!!!!

A normalidade você vai avaliar pelo teste de normalidade (tem vários, o mais usual é o Anderson Darling) 

A estabilidade você vai avaliar através da carta de controle.

E quando o Cpk ou o Ppk dá menor que 1,0?
Conceitualmente, de acordo com Montgomery, quando os índices de capacidade ou performance são menores do que 1,00, o processo é considerado não capaz para aquele parâmetro, ou seja..... esse processo não está conseguindo se manter conforme os limites de especificação desenhados para aquele teste... O risco de ocorrer resultados fora das especificações torna-se mais alto!

O que fazer então?
A primeira coisa que podemos observar é se existe a ação de algum outlier no seu processo, ou seja, se existe a alguma causa especial agindo sobre o processo... alguma variação incomum.

Achou um ponto incomum nos seus dados?
Em um controle estatístico de processo, onde você está acompanhando seu processo "on-line" o ideal é investigar esse outlier, encontrar a causa, corrigir e continuar seu estudo sem ele.

Em um estudo de RPP, o ideal é não desconsiderar esse ponto, mesmo que ele tenha sido investigado, pois esse resultado faz parte de um lote liberado e precisa fazer parte do seu estudo de Revisão Periódica. (Lembrando que estamos falando sobre pontos fora de controle estatístico e não de especificação, ok?). Então você pode fazer o estudo desconsiderando esse ponto, apenas para ver se o perfil dos dados se alteram e justificar essa não capabilidade por esse estudo adicional.

E se não tenho outlier?
Nesse caso, seu processo provavelmente está variando mais do que o esperado. Pode ter alguma tendência indicada na carta de controle, por exemplo. Se a variação dos seus dados é grande, mesmo que todos os pontos estejam dentro dos limites de controle, essa variação vai influenciar diretamente na análise de capacidade, pois provavelmente sua curva de distribuição não estará centralizada ou não estará tão estreita como seria o ideal.

Qual ação devo tomar?
Como já conversamos algumas vezes, a atividade de Revisão Periódica é multidisciplinar. A ação da GQ é levantar essas informações e apresentar os resultados encontrados, fazendo um link com outras informações que podem influenciar nesse parâmetro.
É importante perder o medo de relacionar testes, de verificar correlações entre parâmetros, fazer outras análises estatísticas, verificar a validação daquele produto, os desvios, as reclamações, os controles de mudanças...... a RPP precisa e deve ser dinâmica para que seu estudo faça sentido. 
Essa é a grande diferença de quem faz relatório e quem estuda o processo.

Eu aconselho ter um "comitê", uma reunião envolvendo pessoas de todas as áreas que tenham poder de tomada de decisão para que esses resultados sejam apresentados e que, mediante o estudo, possam ser tomadas ações de melhorias para minimizar a variação dentro do processo, consequentemente melhorando o índice de capacidade e performance.
A partir disso, aconselho gerenciar essas ações através de um formulário de investigação de desvio, pois dessa forma será uma investigação oficial, com uma numeração para constar no relatório, indicando formalmente que a empresa está acompanhando esse estudo.

Como verificar se o Cpk vai ser alterado? 
Se você trabalha com dados de 1 ano de produção, provavelmente vai enxergar o reflexo dessas ações no relatório do ano seguinte, se as ações de melhorias forem implementadas assim que identificadas e se as ações forem efetivas..... caso contrário, novas reuniões e discussões deverão surgir nos próximos estudos.

O "sonho de consumo" de qualquer pessoa que trabalha nessa atividade é conseguir conduzir o controle estatístico de processo e conseguir minimizar a variação de processo no momento em que ela ocorre....poucas empresas hoje trabalham dessa forma!

Mas a gente chega lá!!!!!! 

Espero ter ajudado a autora do e-mail e também aos amigos do blog! 

Aguardo novos e-mails para que possamos aprender juntos!!!

Dúvidas, Sugestões, Críticas... clica no e-mail abaixo e envie para mim!!!!