quarta-feira, 2 de setembro de 2015

CRTL C + CTRL V NA RPP: DIGA NÃO!

E ai galera? Tudo bem?

Bom pessoal, ia deixar para o fds prolongado para pensar em um post, mas estava lendo os e-mails e um dos e-mails que recebi veio pelo formulário do blog e me chamou a atenção.
Normalmente respondo os e-mail aqui no formato de post do RPP PRA Q Responde, mas esse eu decidi escrever um post específico.
Vou colocar aqui o texto do e-mail, com autorização do autor, obviamente sem o nome e endereço, pois achei interessante o desabafo:


Ao trocar alguns e-mails com o autor, ele me explicou suas principais dificuldades: 
- O relatório tem páginas e páginas de tabelas que preciso copiar e colar;
- Temos dificuldades em receber esses dados;
- Não tem ninguém que conheça de estatística na empresa que possa nos orientar;
- Não gosto de cálculo e acho que não tenho o perfil pois aqui é uma atividade monótona;
- O excel é limitado.



Bom, já vi alguns problemas bem semelhantes e posso dizer que você não é o primeiro a se sentir assim. A primeira coisa que preciso te dizer é que uma vez recebi um conselho.... um conselho de 3 linhas de uma consultora que inclusive é uma grande amiga e frequentadora desse blog, que foi o seguinte: "Mirian, ser especialista em RPP é um grande trunfo, mas em RPP de verdade.... não somente operacional mas a parte estratégica..."
A partir desse momento, ela não precisou me dizer mais nada.... eu aproveitei a oportunidade que eu tinha em mãos..... eu tinha a confiança da minha gestora, a liberdade de ter uma atividade ainda incipiente no Brasil, tinha experiência de outras empresas...então faltava me aprofundar na técnica.
Comecei a estudar..... no início não entendia absolutamente nada também..... eu nunca tive muita facilidade com cálculos, confesso que estatística básica na faculdade era a hora de ir para a cantina tomar café...

Mas tem horas que precisamos aproveitar as oportunidades e mergulhar de cabeça. No início era difícil até mesmo encontrar material ou ajuda...a 3 ou 4 anos atrás quase ninguém sabia o que era Minitab ou RPP.
Mas tudo o que a gente começa a entender vai ficando desafiador e interessante. Cursos, consultorias, experiências novas, networking...tudo o que eu pudesse encontrar para me ajudar estava valendo a pena.
E foi indo dessa forma, com foco e objetivo, que estou hoje aplicando o conselho que recebi e aconselhando outros. A atividade de RPP não é operacional, é técnica. Ctrl C + Ctrl V deve fazer uma parte mínima do seu dia a dia.....só questão de formatação de relatório mesmo.

Vou deixar algumas dicas para tentar melhorar suas dificuldades:

1) O relatório tem páginas e páginas de tabelas que preciso copiar e colar: Talvez se você sentar com a validação, tecnologia farmacêutica (ou desenvolvimento farmacotécnico) e traçar um racional para cada produto (ou forma farmacêutica, dependendo da quantidade de produtos) vocês conseguiriam reduzir a quantidade de tabelas colocando apenas os testes críticos de processo no relatório.
Para os testes em que você faz análise estatística, elimine as tabelas. A análise já está no gráfico. As demais tabelas, coloque como anexo do relatório para não ficar cansativo.

2) Temos dificuldades em receber esses dados: O banco de dados é um dos itens fundamentais do relatório. Se você não tiver consistência ou se tiver atraso nas informações, automaticamente você terá problemas na entrega do relatório.
A solução é sentar com cada pessoa que te envia dados, entender a dificuldade e tentar encontrar um prazo e um fluxo que fique bom para todos. Planilhas compartilhadas, recebimento de dados por e-mail, assistentes para plotar os dados.....tudo depende da disponibilidade da empresa e do comprometimento dos envolvidos.

Digamos que exercer a empatia é fundamental nesse caso. Uma área precisa entender a necessidade da outra para que tudo ocorra conforme planejado no mês.

3) Não tem ninguém que conheça de estatística na empresa que possa nos orientar: Converse com seu gestor, verifique se existe a possibilidade de trazer um consultor na própria empresa que possa minimizar essa dificuldade da equipe. Em alguns posts anteriores eu deixei alguns nomes de consultores e cursos que eu já fiz e gostei e que valeu muito a pena.
Muitas vezes existe sim a necessidade de um especialista no assunto para esclarecer as dúvidas e te ensinar como pensar sobre determinado tema.
Em paralelo, busque conhecimento extra, dedique-se e NÃO DESISTA! No começo, sim, estatística parece hieróglifos (risos), depois você começa a entender e tudo vai ficando mais claro e você vai perceber que não tem tanto segredo.

4) Não gosto de cálculo e acho que não tenho o perfil pois aqui é uma atividade monótona: Mais uma vez, volto no conselho da consultora..... se você permanecer em uma atividade operacional, vai continuar monótono, chato e cansativo. 
Sinceramente, delete o Ctrl C + Ctrl V da sua atividade. Claro que, em alguns momentos de formatação o recurso é necessário, mas não faça do recurso a regra. 
A atividade de Revisão Periódica é uma oportunidade imensa de você se envolver com vários outros departamentos e várias outras atividades. De entender os "Gaps" de processo, de se envolver nas ações de melhorias.
Nós nunca teremos o perfil de algo que não entendemos.
Já assistiu "tempos modernos" com Charles Chaplin? Fazer sempre a mesma coisa, sempre da mesma forma, tudo exatamente igual te leva à loucura.
Traga ideias novas para a atividade, pense fora da caixinha, mude o fluxo, mude a forma de enxergar a atividade em você e nas outras pessoas, mude a forma de passar as informações para o seu gestor, incentive as pessoas a entenderem sobre Revisão Periódica.
Se você se conformar em apenas "apertar parafusos", vai perder a capacidade de enxergar além do papel....vai perder a oportunidade de crescer e vai perder a oportunidade de desenvolver pessoas através do seu conhecimento.


5) O excel é limitado: Sim ele é! Para o tipo de análise estatística que a gente realiza e para a forma de estudo que temos, o ideal é usar outro software.
Eu sou uma usuária feliz do Minitab. Acho um software muito bacana, mas existem outros que fazem a mesma função e são mais baratos ou até mesmo gratuito.
Fiz recentemente um post testando o software Action e desde então passei a cita-lo com frequência no blog. Ele usa o excel, mas apenas como base. Ele desenvolve os gráficos e cálculos automaticamente.
É um bom recurso. É só baixar e acredito que você irá gostar do resultado. 

Espero ter pelo menos ajudado um pouco e ter te motivado a continuar seu caminho pensando melhor sobre a atividade e oportunidade que você tem nas mãos!
Espero também que suas dúvidas e minhas respostas possam ter ajudado outros amigos que acompanham meu blog.

Se aplicar alguma dessas dicas e der certo, volte aqui para me contar! 

Grande abraço a todos e até o próximo post...