segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Carta de Controle ideal....existe?

Olá pessoal, tudo bem?
Hoje preparei um post rápido sobre como optar por um gráfico de controle no seu estudo de Revisão Periódica de Produtos.

Algumas pessoas me perguntam qual carta de controle é melhor para usar, visto que softwares estatísticos oferecem várias opções.
A resposta é "depende"..... tudo depende do conjunto de dados que você está estudando....

Existem 3 gráficos de controle por variáveis que são bem usados...

I-MR : usada para dados Individuais (valores individuais e amplitude móvel)

X barra R: usada para subgrupos - trabalha com valores médios; subgrupos menor que 10 (média e amplitude)


X barra S: usada para subgrupos - trabalha com valores médios; subgrupos maiores que 10 (média e desvio padrão)

Escolher o tipo da carta de controle a ser usada em sua análise está diretamente ligado ao conjunto de dados que você tem!

Por exemplo: 

Imaginemos que você está realizando um estudo sobre o teor do seu produto. Para cada lote produzido você tem 1 único resultado de teor. Então você tem 50 lotes e 50 resultados, ok?

Logo, você está trabalhando com dados individuais, pois tem um resultado para cada lote.
Então o gráfico ideal para trabalhar nesse caso é a carta de controle I-MR. Esse gráfico vai mostrar a localização dos seus resultados em relação à média e também a variação entre os resultados.

Lembrando que para utilizar esse tipo de gráfico, o ideal é que seus dados sejam normais.....por isso é importante realizar um teste de normalidade antes para conhecer um pouco melhor o seu conjunto de dados.

E os outros dois gráficos??

Imaginemos que você precisa avaliar a conformidade do peso médio de um comprimido em relação à sua especificação. Dessa forma, realizou-se 10 pesagens em um total de 20 subgrupos. Em outras palavras, você para cada subgrupo você tem 10 resultados.

Para esse tipo de conjunto de dados, o ideal é usar uma carta de controle X barra S, pois você vai trabalhar com a média dos resultados e o desvio padrão, pois temos subgrupo maior que 10.
Obs: Para esse caso, não existe a necessidade de testar a normalidade. Pelo teorema do limite central, a distribuição das médias amostrais é aproximadamente normal.

Complexo? Talvez por falta de prática pareça ser um pouco complicado inicialmente, mas vou deixar abaixo um fluxograma que tive em um treinamento e pode te ajudar na escolha dos seus gráficos:


Espero que possa ter ajudado um pouco sobre essa dúvida e aguardo os e-mails com sugestões de posts para que o blog possa ficar cada vez mais rico em informações.

Até a próxima