domingo, 22 de novembro de 2015

Toda mudança é uma melhoria???

Olá pessoal, tudo bem com vocês? Recentemente fiz um curso de lean six sigma - White belt e gostei muito de uma explicação que vi sobre mudanças e melhorias e gostaria muito de compartilhar com vocês, pois está muito ligado à RPP.


Vou explicar.... um dos grandes objetivos da Revisão Periódica de Produtos é identificar melhorias de produto e processo, certo? Então nada melhor do que entendermos a diferença ou melhor....a relação entre mudança e melhoria para entendermos se nossos estudos e nossos resultados estão nos levando para o caminho certo!

Para pensar: Toda mudança é uma melhoria? Vamos lá.... vou te ajudar nessa....


Agora ficou mais fácil!!!! 

Então melhorias requerem mudanças, mas nem toda mudança resulta em uma melhoria!!!

Interessante, mas.... como saber se a mudança proposta no meu processo está sendo, de fato, uma melhoria?

Muitas pessoas fogem deles, mas são extremamente necessários para nos ajudar nessa questão: os INDICADORES.

  • Como nem toda mudança é uma melhoria, precisamos de um INDICADOR para comprovarmos quando nossa ação foi efetiva;
  • Como toda melhoria requer mudança, precisamos buscar por MUDANÇAS durante a execução da iniciativa de melhoria.




Para esse momento de reflexão, é importante pensarmos em 3 questões essenciais para guiar os esforços de melhoria:


O que queremos realizar? É importante estabelecer os objetivos para uma iniciativa de melhoria.


Como saberemos que uma mudança é uma melhoria? Através de dados que possam comprovar.

Que mudanças podemos fazer que resultarão em melhorias? Aqui existe a necessidade de desenvolver, testar e implementar as mudanças para obter melhorias. Essas mudanças podem ser em uma parte do processo ou no processo todo.

Bacana, isso é parte do conceito seis sigma e parte do curso de white belt, mas onde posso aplicar isso na RPP?

Recebo alguns e-mails que me perguntam como transformar o estudo de um produto em ações. Normalmente oriento a fazer reuniões multidisciplinares e, juntamente com outras áreas, desenvolverem planos de ações que possam resultar em uma variação mais controlada do processo e, consequentemente, melhores resultados estatísticos, certo? (isso está em alguns posts anteriores)

Mas, e como saber se aquelas mudanças que foram propostas estão sendo eficazes? Se, de fato, as mudanças se tornaram melhorias de processo?
Bom é nesse momento que entra o conceito acima! Existe a necessidade de um estudo também das mudanças aplicadas. 
Um estudo para observar o antes e o depois. Dessa forma, será possível verificarmos se a(s) mudança(s) resultaram em melhorias ou se ainda teremos que voltar para estudar melhor esse processo.

E sinceramente, aqui está a maior graça da RPP! Fazer relatório e cumprir cronograma é só consequência.

Voltando ao curso.... alguns exemplos me chamaram a atenção... quer entender melhor sobre mudança e melhoria? Então vem comigo:

Nesse caso, a mudança indicada foi uma melhoria?

Exatamente!!! Foi!
Após o ponto da mudança, o cenário mudou completamente e se manteve ao longo do tempo.

E aqui? Consegue observar que o processo continua variando independentemente da mudança?
Então posso dizer que minha mudança foi uma melhoria? 
Nesse caso, não.... pode até ser uma boa mudança, mas não resultou em melhoria significativa do processo!


Nesse caso, a mudança não foi uma melhoria! Por que?

Note que o indicador já vinha caindo.... então algo já havia acontecido antes da mudança que estava alterando o processo.

Nesse caso? Qual seu palpite?

Bom, a mudança foi impactante... note que a queda do indicador foi repentina.... porém, não se manteve.
Logo, a mudança foi significativa mas a melhoria não foi obtida!


Vamos novamente!!! Você está entendendo bem os conceitos!

Bom nesse aconteceu uma melhoria! Mas foi antes da mudança....
Então o interessante seria estudar o que aconteceu naquele momento que gerou uma melhoria e replicar esse conhecimento.

E por último: o que você diria nesse caso?

Note que aquele ponto foi único.... para ter certeza, eu olharia alguns resultados de anos anteriores também...
..mas ele é o famoso "outlier".... se você agir apenas se baseando nele, você vai perder tempo e recurso propondo uma mudança para uma causa especial. Para um caso assim, ele precisa ser estudado, precisa ser identificado, mas a ação deve ser pontual. Não podemos propor uma mudança no processo inteiro se baseando em um único ponto diferente.

Bom pessoal, espero que essas explicações possam ajudá-los a fazer um acompanhamento das ações que saem dos estudos da Revisão periódica de produtos.
Ainda daria para escrever muito mais... mas vou deixar para uma outra ocasião.

Para quem achou o assunto interessante, vou deixar o link do curso de White Belt. É um curso de 8 horas, é online e é gratis!

Até a próxima!

Fonte: Escola EDTI
Link para curso White Belt: http://ead.escolaedti.com.br/cursos/
imagem inicial da postagem: future_forecast