segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Apenas uma peça ou parte do jogo?

Olá pessoal, faz um tempinho que não posto nada... e sinceramente, estava meio sem criatividade para pensar em algo desde o fds devido ao cansaço da semana anterior.... porém, durante os meus momentos da madrugada, estava passando os canais e acabei caindo em um filme que eu particularmente gosto e cada vez que eu assisto, algo diferente passa pela minha cabeça.

Estou falando de "o diabo veste prada" - filme antigo com uma atriz que eu simplesmente sou fã.... mas hoje em particular, assisti esse filme de maneira diferente. 
De forma bem simples, uma garota consegue um emprego em uma editora de revista de moda que era "top". Conforme ela vai se envolvendo com o trabalho, ela começa a entender que não tinha lido as "regras daquele jogo" antes de iniciar.
Então ela passa a tomar algumas decisões e percebe que não era exatamente aquilo que ela achava ser o certo para sua vida e começa a viver um dilema moral.
Ela só percebe que precisava mudar o jogo quando se dá conta de que não queria viver aquela vida e conclui que precisava encontrar o seu espaço, o seu caminho e não tentar viver em um mundo que ela não se enquadrava.

Então.... eu poderia dizer que a Andrea (a moça do filme) estava fazendo parte daquele jogo? Ou era só mais uma peça perdida por ali?

Em um jogo, seja ele qual for, se uma peça estiver no local errado, você compromete toda a estratégia da partida, certo? Da mesma forma é a vida profissional. Você pode ter o maior QI do mundo, mas se estiver no local errado, não vai ser produtivo.

Existem pessoas que são ótimas tecnicamente, mas quando caem em um perfil de liderança, ficam estagnadas, pois não tinham o perfil para tal. Uma peça sozinha em um tabuleiro não vence o jogo. Existem ótimos líderes que, se colocados em um perfil técnico, não sobreviveriam uma semana ali.

Para ter a estratégia do jogo, é necessário primeiro conhecer a função de cada peça. Para ser parte do jogo, primeiro você precisa conhecer suas próprias forças, seus pontos fracos, seus valores e também o seu modo de trabalho.
A Andrea (voltando ao filme) queria trabalhar como jornalista, no entanto, estava se forçando a comprar café, guardar casacos e ser a "memória" da Miranda em eventos de moda. Não tinha como dar certo. A frustração em fazer algo que você não tem perfil é certa. Mais cedo ou mais tarde, você vai precisar se movimentar nesse gigante tabuleiro para encontrar qual a sua verdadeira aptidão.

Enquanto assistia ao filme, minha mente buscava diversas perguntas e conversas que tive com algumas pessoas que me seguem aqui nesse blog e conversam comigo, alguns semanalmente.

Como está sua carreira hoje? Suas decisões estão alinhadas com seus valores? Você acorda todos os dias para fazer o jogo acontecer ou você é só mais uma peça perdida que não faz parte daquela estratégia?

Quais são seus valores? O que te move? Qual sua estratégia para o "xeque mate"? O que é importante para você?

Vou terminar o post com uma imagem do "geração de valor" que recebi esses tempos atrás:

Nesse caso, a peça é sua e.....você decide!


Ótima semana!!!!