sábado, 4 de julho de 2015

RPP PRA Q responde...


Olá pessoal, tudo bem? Embora eu demore um pouco pra escrever devido à correria do dia a dia.... tenho o prazer de receber e ler vários e-mails..... E tento responder a todos de maneira rápida!


Decidi fazer um post com as principais dúvidas.... quem sabe a sua não está aqui....Vamos lá...

- Qual a melhor forma de receber os dados para o relatório? Qual o melhor fluxo?
RPP PRA Q: O segredo do seu estudo está na base de dados que você monta. A RPP é uma atividade anual.... então é muito importante que a base de dados seja consistente para que você não precise perder tempo em conferir informações no momento de elaborar o relatório e avaliar os gráficos.
Bom galera, isso depende muito do fluxo da sua empresa, quais dados você utiliza no seu relatório, quantas pessoas são dedicadas para a atividade.....

Eu sou a favor da divisão de responsabilidades, pois a RPP não é uma atividade exclusiva de quem elabora o relatório. É uma atividade multidisciplinar e colaborativa.
Na empresa que eu trabalho, isso funciona muito bem! Cada responsável pela atividade também é responsável por me enviar os dados do período de estudo correspondente.... por exemplo... os dados de reclamações de mercado são enviados pelo analista que cuida de reclamação de mercado...e assim por diante.
Eu recebo as informações por e-mail em datas acordadas e arquivo na rede em local destinado para tal.... dessa forma, tenho uma base de dados consistente, no prazo ideal e não fico sobrecarregada na responsabilidade de buscar todas as informações sozinha.

Existem empresas que adotam o sistema de planilhas compartilhadas, onde um representante de cada área é responsável por acessar a planilha e adicionar os dados necessários.

Isso são apenas ideias.... só tem como saber se funciona na sua empresa testando!!!!! Funcionar ou não vai depender tanto do fluxo como do comprometimento de cada envolvido.

- Você já fez algum curso de RPP? Indicaria algum?
RPP PRA Q: Já fiz vários cursos..... trabalho a um certo tempo com Revisão Periódica de Produtos e também sou uma pessoa muito curiosa.... busco informações constantemente sobre o assunto....
Bem.... várias consultorias apresentam em seus cronogramas cursos de RPP pelo menos uma vez ao ano..... vou citar as que eu mais conheço:

Para RPP:
- Eu fiz um na Unifar em São Paulo..... é um curso básico, indicado para quem está começando ou estagiando na área..... 
- Tive uma consultoria ótima com a Valéria Yugue que também abriu a mente para muitas coisas além do fato de "fazer relatório".... já indicado para quem está envolvido dos pés a cabeça com a atividade!!!
- Ouvi falar bem do curso da Target Del, embora eu não tenha feito esse curso.

Para Estatística: Fiz um post só com esse assunto, mas recomendo a Siqueira Campos.... foi a melhor que eu encontrei.

Vou deixar os links de todas as que citei para facilitar sua busca.... se você souber de outros cursos bons, deixe nos comentários... 



- Quais testes estatísticos preciso abordar?
RPP PRA Q: Bom, se você observar, o guia da Anvisa não entra nesse mérito.... ele apenas diz para realizar análise estatística para avaliar tendências. 
Acredito que hoje os mais usados dentro de um estudo de Revisão Periódica são avaliações de Box Plot, Histogramas, testes de Normalidade, Carta de Controle e Avaliação de Capabilidade. Dentro desses você tem uma gama de outras informações como desvio padrão, coeficiente de variação, média, etc....
A escolha do gráfico depende muito do que você quer e precisa avaliar e do conhecimento que você tem para fazer essa análise.


- Como controlar as ações que descrevi no meu relatório?
RPP PRA Q: Isso também varia de empresa para empresa.... mas em geral, é interessante abordar as considerações da RPP em um sistema eficaz da qualidade. Por exemplo, em um estudo de não capabilidade, onde provavelmente você terá ações de melhorias, o ideal é que vc trabalhe no sistema de desvios da sua empresa linkando as ações a um relatório de desvio.
Dessa forma fica documentado todas as ações e também os prazos para cada plano de ação acordado.


- Devo fazer reuniões periódicas para apresentar resultados? Como fazer?
RPP PRA Q: Com toda sinceridade.......Eu acho eficaz reuniões para apresentar os problemas rs.... 
Os resultados estão em cada relatório e normalmente ficam disponíveis para consulta de qualquer outra área da empresa, pois a RPP é uma ferramenta da qualidade.
Agora, discutir os problemas eu acho fundamental. Embora a Garantia da Qualidade seja responsável pela elaboração do relatório e estudo do processo, a atividade é multidisciplinar. Um analista de Garantia, em geral, não tem know how para todos os pontos abordados e é de extrema importância que ele tenha o suporte de outras áreas como Controle de Qualidade, Tecnologia Farmacêutica, Produção, Desenvolvimento Analítico, Validação, etc.

A reunião também depende da criticidade dos problemas encontrados.... durante a elaboração do relatório, o analista provavelmente já foi nas áreas tirar dúvidas com outros analistas sobre testes, sobre processo, etc...
Então se existe um problema a ser discutido, acredito que já seja a hora de envolver pessoas que tenham poder de decisão na jogada.... os gestores, líderes de áreas, etc.. e transformar essa reunião em uma reunião estratégica de melhoria.

Quanto a apresentação dos dados.... o quanto mais objetivo, melhor.... lembre-se que conseguir uma hora na agenda de um gestor é difícil .... utilize esse tempo da melhor forma possível, indo direto ao ponto para que sobre tempo para as discussões entre as áreas..... pq essa é a chave do sucesso... a interação e a troca de experiências entre as áreas para chegar a ações de melhorias factíveis.


- Qual o melhor software para trabalhar na atividade de RPP?
RPP PRA Q: Minitab!!!! Já ouvi falar de outros.... mas acho que grande parte das empresas adotam o Minitab como software estatístico.
Ele é completo, prático e simples... também permite troca de informações entre excel, word e power point.... até a versão 16 ele era apenas em inglês, mas agora na versão 17, ele já é um programa traduzido para o português.
Naturalmente não é gratuito.... a empresa precisa comprar a licença para usar o software, assim como SAP e outros sistemas conhecidos da indústria farmacêutica.
Muitas empresas ainda fazem uso do excel.... também existe a possibilidade de se trabalhar bem com o uso do excel....mas cada dia mais sou fã do Minitab.


Bom pessoal, vou parando por aqui.... ainda existem outras dúvidas.... mas vou abordá-las em outro post.

Gostou? Ainda restaram dúvidas... me mande no e-mail..... terei o maior prazer em tentar responde-las, pois dessa forma, crescemos juntos!!!!





Até a próxima!!!!