quinta-feira, 22 de outubro de 2015

RPP PRA Q Responde - Parte 4

Fala galera, tudo bem? E aqui estou eu para responder mais algumas perguntas.....Aliás, fico muito feliz com o carinho recebido de vocês em diferentes formas e muito feliz com a participação! 


Esse post será um pouco diferente dos outros. Tenho recebido mensagens de curiosidades sobre mim e sobre a atividade..... achei interessante responder para que conheçam um pouco de quem conversa com vocês através dessa tela toda semana!
Então vamos "bater um papo"....


1) Por que você decidiu montar um blog para ensinar as pessoas?


A resposta é a sua própria pergunta =)
Eu decidi criar o blog porque gosto de escrever. Estava de férias na tranquila cidade dos meus pais e, quem me acompanha nas redes sociais, sabe que eu costumo ter um pouco de humor nos meus posts, mas não queria criar um blog para falar de assuntos aleatórios.
Decidi criar algo que fosse produtivo para mim e para outros. Então optei por falar de um assunto que eu gosto, que é novo para quem é da área e que praticamente não tem na internet.
Meu blog não foi criado para ganhar dinheiro.... por isso o assunto é tão específico. Mas eu ganho muito mais que isso. Minha experiência aumenta a cada post que eu preparo. Tenho formado uma rede de contatos muito legal com profissionais do universo farmacêutico e cada dúvida que respondo traz de volta pra mim mais conhecimento.
Nem sempre é fácil ter tempo para escrever. As vezes uso parte do fim de semana para pensar em algum assunto legal ou estudar para tirar algumas dúvidas, mas posso afirmar que tem sido um tempo valioso pra mim como profissional.



2) Sou estagiária de GQ e estou no último ano da faculdade. A atuação na empresa júnior realmente tem ligação com a atividade que você faz hoje na indústria? 
   
Poxa que bacana! Que legal que me acompanha via Linkedin e que leu a entrevista na revista RioPharma (pra você que não viu, só clicar AQUI (pag 16-17).
Olha, a empresa júnior é diferente da indústria farmacêutica. O universo acadêmico é diferente. Cada ambiente tem um foco específico.
Na verdade na empresa júnior você pode aplicar conceitos de qualidade, tecnologia, marketing....depende do foco do projeto que a empresa está tocando no momento.
O que pra mim foi valioso nessa experiência não foi a ligação da empresa júnior com a minha atividade hoje na indústria farmacêutica e sim o crescimento que eu tive nessa experiência. Eu assumi a diretoria da empresa com 24 anos. Tive que aprender a liderar uma equipe mais jovem que eu, aprender a resolver conflitos de equipe, aprender a prever riscos, aprender a planejar tudo.
Trabalhei com prazos de entrega, trabalhei com a motivação e também com a desmotivação.
Sim....isso tudo tem uma super ligação com tudo o que faço hoje. O universo corporativo te exige um jogo de cintura. Claro, sem essa experiência você também entra no jogo, mas a empresa júnior me trouxe uma maturidade maior para entrar no mundo industrial.

 3) Já pensou em escrever um livro?

Hahah, olha.... dizem que todo mundo tem que plantar uma árvore, escrever um livro e ter um filho antes de morrer. Então, no caso, está mais fácil começar com a árvore mesmo (risos).
Brincadeiras a parte, quem sabe! Gosto de escrever, gosto do assunto e tenho experiência.... seria uma boa opção.
Vou pensar sobre o assunto! Obrigada pelas visitas constantes no blog! ;-)


4) Como foi começar trabalhar com RPP em um momento em que a atividade é relativamente nova na indústria farmacêutica?

Desafiador é o que define o início do meu trabalho. Tive a sorte de começar a atividade com duas analistas mais experientes em indústria e juntas, fomos construindo os primeiros passos. Minitab? Não fazíamos nem ideia do que fazer com ele.
Mas tudo depende de como você encara o desafio. No meu caso, eu pedi para trabalhar com essa atividade porque me despertou o interesse....como assim uma atividade que trabalha reunindo tudo e ainda a estatística? Então eu abracei a oportunidade e fui buscar mais conhecimento.
Na verdade esse conhecimento está atrelado a fatores importantíssimos que não posso deixar de citar, que foram as experiências reais. Cada empresa que trabalhei me colocou em diferentes situações e tive que atuar de diferentes formas. Isso sem dúvida alguma, foi meu maior aprendizado e me deu grande parte do conhecimento que tenho hoje. O restante foi estudando mesmo.
Bom, quanto as empresas, realmente em alguns casos, é uma dificuldade. Trabalhamos em um setor onde tudo é urgente...então temos que aprender a lidar com isso e "vender nosso peixe". Vender o conceito da ferramenta e mostrar que não é simplesmente uma atividade para cumprir protocolo. É uma ferramenta de estudo para a empresa mesmo.
Mas desde já aviso..... é trabalho de formiguinha mesmo.....paciência é a palavra do momento para quem se dispõe a vestir a camisa da RPP. Se vier o desânimo....olhe para o futuro.... olhe para onde a atividade está indo, olhe quais as principais tendências das auditorias hoje..... e siga em frente. 
Quando você tem uma atividade relativamente nova nas mãos, você precisa pensar fora da caixinha e usar isso a seu favor! #ficaadica (rs).


Pessoal, muito show as curiosidades! Me diverti respondendo....ainda tem mais, mas o post ficaria muito longo!

Continuem escrevendo! Será sempre um prazer responder os e-mails e mensagens.

Ótimo fds!!!