quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Descomplique-se

Muitas pessoas me perguntam coisas como: "Com tanta coisa dentro da sua área, você decidiu ficar num escritório e trabalhar com estatística?"  - Pois é....coisa doida não? rs

Mas ainda dentro dos profissionais da área da qualidade, há quem diga que Revisão Periódica é chato, cansativo, monótono ou complexo demais.

Vamos combinar uma coisa? Se você está lendo esse blog é porque de uma forma ou outra sua curiosidade sobre o assunto te trouxe até aqui....então te convido a se "descomplicar".

Tudo o que não entendemos se torna difícil. Tudo o que não temos perfil pra fazer se torna chato, monótono e cansativo.

A primeira coisa para que você mude de pensamento é entender qual o motivo que está te levando a encarar esse ou qualquer outro assunto como tal? Se for por falta de entendimento, você está no caminho certo. Estamos tentando nos ajudar.
Se for por falta de perfil, convido você a fazer uma pausa nos seus afazeres e repensar em suas metas profissionais.

Pronto....agora podemos seguir em frente....

Antes de pensar em escrever relatórios e mais relatórios, com inúmeros gráficos e explicações, existe uma coisa importantíssima que muitos só se lembram quando começam os problemas.


PLANEJAMENTO!


Sem o planejamento do fluxo da atividade, ficará muito difícil conduzí-la o ano todo.
Já ouviu aquele ditado que os solteiros dizem por aí? "Solteiro sim, sozinho nunca"..... isso é uma boa verdade dentro da nossa realidade.
Lembre-se que você pode até trabalhar sozinho na atividade, mas você precisa de outras pessoas de diferentes áreas para não apenas te fornecer informações, como também te ajudar a entendê-las.

A primeira parte do planejamento depende de você: Quais tópicos preciso abordar dentro de um relatório?
Essa pergunta se faz necessária para saber quais departamentos você terá que envolver em seu fluxo (lembre-se de olhar para o Guia da Anvisa. Ele traz todos os tópicos importantes de um relatório)

Em seguida a pergunta é: Como vou conseguir todas as informações de outras áreas? Essa se torna a pergunta chave para a estruturação ou reestruturação de sua atividade.

Não existe fórmula secreta. Cada empresa tem um rítmo de trabalho e você terá que descobrir como fazer o melhor fluxo dentro de sua realidade.
Uma forma eficaz é convidar os responsáveis de cada área, fazer uma reunião e juntos definirem o que se torna mais objetivo e funcional.



O mais importante nisso tudo é tirar a venda dos olhos, enxergar as possibilidades e pensar fora da caixinha. Quem foi que disse que não dá pra inovar? Seja criativo e principalmente, descomplique-se.
Só a partir disso você terá ideias consistentes e segurança para se expor.





Direito de imagem: studiovertex