quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Qual emoção tem gerenciado o seu "centro de comando"?

Bom mesmo é quando deixamos a estatística de lado e decidimos assistir a um filme de criança..... filmes divertidos, feitos para distrair até adultos.

Com o Divertida Mente rolou uma sensação de empatia. É quase impossível assistir ao filme e não se lembrar de um momento em que reagimos da mesma forma que a Riley, deixando as emoções prevalecerem.

O filme apresenta nosso "painel de controle" que gerencia as emoções e, por mais que cada emoção tente permanecer no controle, não conseguem ficar por muito tempo....somos um misto de sentimentos.... alegria, tristeza, raiva, medo e "nojinho"....

A Alegria tenta, com otimismo permanecer no controle; a Nojinho deixa transparecer aquilo que não achamos tão legal; a Raiva aparece quando alguma injustiça é detectada; o Medo.....ahhh o medo.... aparece quando surge aquele "frio na barriga", inerente a novas situações....e a tristeza.....bem....o filme mostra a tentativa constante da Alegria em manter a Tristeza longe, mas ela teimava em tocar em memórias que não podia.......

Isso me chamou a atenção.... as vezes é mais fácil colocar um sorriso no rosto e tentar invalidar a tristeza, mesmo que no fundo, no fundo....ela esteja ali.
Fato é que nossas emoções são realmente importantes..... as emoções fazem parte de uma adaptação diária....são partes da página em branco que escrevemos todos os dias.

Somos constantemente desafiados a viver em uma luta entre a razão e a emoção. Mesmo querendo sempre que a Alegria prevaleça e que todas as boas memórias fiquem vivas, existem momentos em que a Tristeza aparece....normalmente em momentos inoportunos...mas aparece.

Todos temos nossas "ilhas"....nossa personalidade, que define nossos traços, nossas histórias..... ilhas dos amigos, familia, trabalho, diversão, honestidade....entre muitas "ilhas" de emoções que se formam em nossa trajetória.... o que não podemos permitir é que nenhuma de nossas emoções destruam nossas memórias.....

A imaginação é abstrata....e nossos pensamentos...os bons, os ruins, os abstratos, os críticos, são importantíssimos desde que estejamos acordados.... afinal "o trem do pensamento não anda durante o sono"....Sonhar é bom, mas estar acordado te leva mais longe!


Qual emoção tem gerenciado nosso "centro de comando" por mais tempo?


Termino com uma outra pergunta mais intensa..... será que estamos deixando algumas memórias cairem no "vale do esquecimento"?

Se você não entendeu nada do que eu escrevi, provavelmente é porque não assistiu o filme rs.... recomendo!!! O filme infantil é uma boa viagem ao cérebro humano em uma linguagem figurada.

Bons sonhos, ótimas lembranças e até o próximo post







               Facebook: RPP PRA Q?